Você está em: Home -> Notícias -> Arquidiocese de Salvador
Arquidiocese de Salvador

Arquidiocese de Salvador

31.12.2010

Por: cnbb.org.br

A festa começa no dia 6 de janeiro, na Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador. As noites de novena seguem até 15 de janeiro, com exceção do dia 13, quando a Basílica fica fechada em virtude da lavagem do adro da igreja. No dia 16, haverá missas durante todo o dia e o cardeal arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo preside a celebração solen. O tema central dos festejos é “Nesta Basílica Santuário, fazemos a experiência do encontro com Jesus Cristo, o Senhor do Bonfim”. Neste ano, os fieis são convidados a doar alimentos não perecíveis para as obras sociais da paróquia.

A novena começou em 1839, conforme consta no “livro de despesas” da capela, do tesoureiro Francisco José da Costa Abreu. Foi composta pelo musicista baiano, Damião Barbosa de Araújo, nascido em Itaparica no ano de 1778 e falecido em 1856. Segundo consta nos Anais da Devoção, Damião, exímio violinista, teve uma atuação primorosa, quando da chegada à Bahia de Dom João VI, em 1808.

As atividades em louvor ao Senhor do Bonfim foram introduzidas, logo após a chegada da primeira imagem, em 1740, pelas mãos do Capitão de Mar e Guerra, o português Theodózio Rodrigues de Faria, quando pontificava na Igreja o Papa Bento XIV, sob o reinado em Portugal de Dom João V, e governava a Colônia na Bahia o 5º vice-rei, André Melo e Castro, conde dos Galveias.

Pela Páscoa da Ressurreição do Senhor, em 18 de abril de 1745, com grande festividade e à sua custa, o Capitão devoto colocou a imagem para veneração dos fieis na Capela de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe. Naquela mesma solenidade, foi fundada uma irmandade de devotos leigos que, após eleição, passou a denominar-se “Devoção do Senhor do Bonfim”. Os objetivos da Devoção que, entre outros, até hoje perduram, tinham como prioridade zelar e manter o culto ao Senhor do Bonfim, filho de Deus.

Espalhando o culto de fé e veneração e aumentando a afluência de fieis, decidiu o Capitão, junto aos companheiros da Devoção, construir em definitivo uma Capela. Em 1746, foram iniciadas as obras. A sua arquitetura seguiu o modelo das igrejas portuguesas do século XVIII e XIX. No dia 24 de junho de 1754, após a conclusão das obras internas, foi transladada a imagem da Capela da Penha para a colina do Bonfim. Após a missa festiva, foi colocada a imagem no trono em um nicho, assim como a de Nossa Senhora da Guia, que o devoto Capitão houvera trazido de Portugal juntamente com o Senhor do Bonfim.

A data da celebração do Senhor do Bonfim já passou por diferentes períodos do ano, mas a partir de 1773, ficou afixada em janeiro, no segundo domingo depois da Festa de Reis.


Tags: , , , , , , , , ,

Nome


E-mail






HINO C.F.2014
Encerramento da Gincana - Banda Anjos da Luz e Fernando Boing

Enquete
Você acredita na força do Jovem para ajudar nossa Igreja a ser mais Evangelizadora?
Ver Resultado
Mural

Warning: Creating default object from empty value in /home/igrejasa/public_html/site/wp-includes/comment-template.php on line 855
Pedro A Souza
03.03.2014 - Segunda-Feira
Prezados, O início das aulas estão chegando, a Escola Familiar inicia nesta quinta-feira ás 19h30min. Portanto, esta é a última semana p/ fazer a inscrição. Promoção pra família: Lembrando que se tiver 02 pessoas ou mais na mesma casa que pretende fazer a Escola familiar, o valor da inscrição e a mensalidade será 10,00 por pessoa...! Ajude-nos a divulgar este informação e convide seus parentes, amigos e vizinhos. Procure a secretaria da sua comunidade e faça já a sua inscrição. Não percam esta oportunidade...! Um abraço e até breve...!

Warning: Creating default object from empty value in /home/igrejasa/public_html/site/wp-includes/comment-template.php on line 855
Pedro A Souza
13.02.2014 - Quinta-Feira
Caríssimos, A Escola familiar tornou-se realidade. Na primeira semana de Março inicia-se os encontros. Esta Escola Familiar tem como objetivo renovar e fortalecer o relacionamento familiar, trabalhando melhor o relacionamento pessoal na família, na comunidade e até na sociedade onde vivemos. Estudar o planejamento e a economia familiar, melhorar a relação de pais e filhos, também ajuda a entender e trabalhar melhor o comportamento do jovem e do adolescente. As inscrições já estão sendo realizadas. Procure a secretaria de sua comunidade e se inscreva já...! Vamos ter aulas em três comunidades: Santa Luzia, na Segunda-feira; São Miguel Arcanjo, na Quinta-feira; Nossa Senhora Aparecida, na Sexta-feira. Sempre ás 19h30min em todas as comunidades. Não perca esta oportunidade...! juntos, vamos renovar, restaurar o relacionamento familiar e construir uma nova sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna...! Um grande abraço e até lá...!

Warning: Creating default object from empty value in /home/igrejasa/public_html/site/wp-includes/comment-template.php on line 855
Maria Roseli Bramorski
23.12.2013 - Segunda-Feira
Um feliz e abençoado Natal às familias de nossa paróquia Santa Luzia. Abraços Rose

Warning: Creating default object from empty value in /home/igrejasa/public_html/site/wp-includes/comment-template.php on line 855
Pedro A Souza
20.12.2013 - Sexta-Feira
Recado paroquial, Para o próximo ano, a Paróquia Santa Luzia está lançando um novo projeto, uma nova proposta. A nova proposta tem como objetivo renovar e fortalecer o relacionamento familiar, trabalhando melhor a relação da família, do jovem e do adolescente através da escola bíblica. Esta vindo aí, a Escola Familiar...! Fique ligado, em breve estaremos trazendo mais detalhes sobre a nova proposta!

Warning: Creating default object from empty value in /home/igrejasa/public_html/site/wp-includes/comment-template.php on line 855
Odirley Felicio da Rocha
07.11.2013 - Quinta-Feira
Boa tarde Amados da Paroquia Santa luzia... É com muita alegria que o Grupo Resgate neste próximo dia 14/11/2013, esta indo para um dos maiores retiros da CANÇÃO NOVA, o retiro de cura e libertação. Estamos indo em 41 pessoas da Paroquia Santa Luzia... Pedimos a oração de todos... pois vamos receber formação para trazermos uma grande experiencia para a Paróquia.... Um grande abraço a todos.... Odirley.
Eventos
30.08.2014
Atitude Jovem
Horario: 19h30 Local: Comunidade N. Sra Aparecida
Evangeliza Show
Horario: 17h30 Local: Comunidade São Domingos
Pedido de Oração
Paróquia Santa Luzia
(47) 3426-4478 – Joinville/SC | Paranaguamirim
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2014 - Paróquia Santa Luzia - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica |Comunicação a Serviço de Deus!
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus